02 fevereiro 2011

Diastemas - O que é? Como tratar?

Oi!

Nossa, minha vida deu uma reviravolta muito grande em dois dias. Estou cansaderríma mas, muito satisfeita. O estágio é maravilhoso, aprendo mais a cada dia e, as aulas ainda estão caminhando lentamente mas, esse ano será também muito promissor e diferente. Adoro inovações!

Enfim, hoje vim falar mais um pouco sobre sorriso. Lembram que eu falei que tenho os dentes levemente separados, no estilo Madonna? Pois é, existe um termo científico que explica isso: Diastemas.
Mas, afinal, o que são Diastemas e como tratá-los?

Diastemas, assim como no meu caso, é uma área (principalmente nos dentes frontais) que ficam separados. Ele pode ser causado por uma diferença ou falta de dentes ou alguma anormalidade no freio labial. O freio faz a ligação entre a gengiva por trás dos dentes, até os lábios. Minha dentista explicou que, o simples fato de falar e movimentar, pode forçar o freio a empurrar os dentes! Uma opção para o freio anormal é procurar um periodontista e realizar um pequeno procedimento cirurgico chamado frenectomia, onde se corta e reposiciona a pele.

Os tratamentos assim como as causas são diversas, primeiramente você tem a opção de simplesmente não mexer, procurar um dentista para um possível tratamento com aparelho móvel ou aumentar os dentes até a junção com porcelana.

No meu caso o espaço voltou pois precisava realmente fazer a prótese de porcelana nos dentes (ia fazer nos dos lados dos principais), mas, logo voltarei a usar aparelho e "consertarei" mas, se você gosta do seu sorriso, mesmo com o famoso diastema, seja feliz! hehe

Bezitos





11 comentários:

  1. Nossa e imaginar que aquela pelinha pode fazer tanto! Que viagem! :P
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Pior que tem gente que gosta justamente por causa da semelhança com seus ídolos! (Madonna e aquela atriz de True Blood são os mais expressivos, eu acho).

    Não sabia que tinha um nome pra isso, achei super interessante! :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. tenho uma amiga que tem essa frestinha, e ela AMA!
    hehhe certo que ela nunca pensaria em "arrumar"!
    GURIA, que esmalte tudo é aquele do post passado?
    da onde?
    amei!!!!
    se der, passa lá!
    bjimmmm

    ResponderExcluir
  4. Meu marido tbm tem isso e eu nem sabia que tinha esse nome tbm não. Gostei da informação.
    beijos
    Héstia
    http://www.coisasdenatalie.com/

    ResponderExcluir
  5. Se eu tivesse, eu arrumaria sim
    suahushas

    Já vi essas proteses de porcelana e achei super bacana!
    ;***

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha, mas meus cisos nasceram e empurraram os dentes... Hj em dia não tenho mais! Vivian, adorei demais o post comprinhas da seman: o esmalte 3D e a carteira de gatinho (mt fofa!). Confesso que tb não ligo para marcas, se for de um material bom e um design lindo eu compro a bolsa e pronto! Bjs e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha um espaço de cerca de três milímetros entre os dentes da frente.
    quando fui fazer o tratamento tive que fazer a frenectomia, parecia que o cirugião estava cavando minha gengiva mas tava anestesiado, então não sentia nada. Depois de 3 anos com aparelho, não tenho mais diastema.

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha isso quando era muleke, mas com o tempo, foi se arrumando, e eu tbm tive uma outra ajudinha, quando eu tinha uns 10 anos fui atroplelado (nada grave), que me fez cair de cabeça no chão, lasquei a boca no cimento e isso fez meu dente frontal direito e um pouco pro lado, nao sei como mas foi, e hoje, a abertura praticamete desapareceu!

    ResponderExcluir
  9. Muito Feio!! Sorriso bonito tem que ter dentes juntinhos, não vejo nada de charme nisso...horrível!!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom, pra começar, sou dentista e a matéria foi bem escrita, inclusive bons comentários. Porém uma informação está errada: não é só com prótese fixa de porcelana que dá pra fechar esse espaço. Isto na verdade é muito invasivo, tem que desgastar os dentes. Eu já fechei muitos apenas com Resina Composta, o material da cor do dente que a gente usa pra fazer restaurações. E o melhor: sem desgaste nem estrago algum aos dentes. Hj em dia existem resinas muito modernas e bonitas, ou seja, em uma sessão vc sai sem os diastemas e com o sorriso perfeito. Apesar de ser um espaço pequenino, faz uma diferença enorme no sorriso. Abraço a todos!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!