Oi!
Hoje o papo vai ser um pouco diferente. O caso é, descobri que tenho um péssimo hábito e, gostaria de dividir com vocês, pois, também está ligado ao bem-estar físico e beleza.
Eu confesso que de todos os meus defeitinhos, o que menos gosto é meu sorriso. Sim, eu sorrio em fotos e aparentemente está tudo OK. Mas, só a gente sabe o quanto incomoda quando uma coisa não está do jeito que esperamos.
O caso foi assim:
Sempre tive dentes de Mônica+Madonna. Ou seja, sou dentuça e meus dentes principais são separadinhos. Hoje é algo mais sútil do que já foi há uns 4 anos atrás. E, na verdade, nem era pra ter voltado mas é aí que justamente o mau hábito entra.
|
Meu corte de doida, cabelos roxos e aparelho haha (2007) |
Usei aparelho fixo por aproximadamente 2 anos e, até o fim do tratamento meus dentes estavam lindos, retinhos, juntinhos, do jeito que queria. MAS (sempre tem um mas), menos de 1 ano depois, os de baixo já tinham entortado e os de cima começavam a mostrar um leve separamento.
Nunca entendi o que deu errado.
Até hoje.
Finalmente encontrei uma dentista SUPER mega profissional, o nome dela é Neide e, me apaixonei por seu trabalho na primeira conversa.
[ Tenho uma confissão: Sempre adorei dentista ]
Enfim, diferente de todos os outros que eu já fui, ela estava interessada em me INFORMAR e não em apenas dar um tratamento que custa caro e que poderia não funcionar.
Ela me observou de pé por algum tempo e logo em seguida me mandou mascar um chiclete (viu como ela é legal?), me fez também beber um pouco d'água e, como se fosse vidente, já tinha um laudo sobre meu caso: Eu mastigo incorretamente. Descobriu até de que lado carrego minha bolsa, já que meu ombro direito também é mais baixo que o esquerdo.
Como assim?
Eu não tenho um hábito de trocar os lados durante as refeições, eu só mastigo do lado direito.
Infelizmente não achei uma foto que pudesse mostrar o que eu consegui ver com as observações dela, mas, até minha boca ficou um pouco torta, assim como a bochecha do lado direito que é mais "cavada" do que a esquerda e, com os toques da doutora pude ver como o músculo do pescoço do lado direito é maior do que o esquerdo.
Nunca tinham me informado como esse tipo de coisa pode influenciar mas, acontece. Tenho leves estralos no maxilar, que nunca havia dado a devida atenção mas, são justamente ocasionados pelo excesso de "exercício" dado ao lado direito.
|
Notem o separamento dos dentes e como os dentes do lado direito parecem estar mais "pra dentro" |
Descobri também que isso influencia também nosso paladar. O lado que está mais acostumado a morder/triturar os alimentos, é o lado onde a língua tem mais facilidade em reconhecer os sabores. Eu fiz o teste, é verdade.
Ela me aconselhou a ir ao um fonoaudiologo, para que eu possa fazer alguns exercícios pois isso precisa de treino, atenção e claro, MUITA dedicação.
Até eu me reacostumar e, manter um hábito saudável com a boca, não vou retomar meu tratamento e, eu achei isso um máximo. Não me sentir enganada mas, sim, informada, mesmo que não aconteça como eu queria, me trouxe muita esperança.
Já comecei meu treino hoje: uma garfada no lado esquerdo, outra no direito..e já senti uma boa diferença. Meu maxilar está na verdade dolorido haha mas acredito que seja pela falta de hábito mesmo.
Desculpem o post enorme, mas, achei interessante compartilhar isso com vocês. Então, antes de culparem seus dentistas pelas possíveis "falhas no tratamento" observem seus hábitos e, melhorem sua vida.
Outra dica da doutora: Mesmo que você goste muito de dormir de um lado do corpo, tente mudar. Ajuda tudo!
Bezitos!