Como todos sabem, hoje é o famoso dia da mentira. Várias brincadeiras são feitas, inclusive hoje a própria Google está pregando várias peças, como vagas de emprego, troca das páginas de busca etc etc... Mas, fiquei aqui pensando: "Da onde isso surgiu??"
Resolvi pesquisar e aqui está a resposta!
Fonte:
Brasil Escola
Texto por:
Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
"Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.
Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril. No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido. "Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.
Interessante né? Então, vamos ser responsáveis e tomar cuidado com certas brincadeiras, ok?
Beijos
Adorei saber o pq! :)
ResponderExcluirOtimo post!
BJs,
Mari
http://regatabranca.wordpress.com/
Pelo menos se fosse SÓ jo 1° de abril que as pessoas mentissem... :)
ResponderExcluirE aqueles gatinhos, que coisas mais lindinhas!!!!!
bjimmm
http://tatianamachado.wordpress.com
Bem interessante a historia! E concordo que devemos ter cuidado ao inventar algo nesse dia, afinal é uma brincadeira né!
ResponderExcluirBjos,
http://meuarmariodeideias.blogspot.com/
Eu tinha estudado isso um tempo atrás e sabia, mas não lembrava direito... fiquei pensando ontem e agora vi seu post! Foi bom relembrar..
ResponderExcluirbeeijo
http://2charming.com.br