21 janeiro 2011

Os maus hábitos e seus prejuízos

Oi!

Hoje o papo vai ser um pouco diferente. O caso é, descobri que tenho um péssimo hábito e, gostaria de dividir com vocês, pois, também está ligado ao bem-estar físico e beleza.
Eu confesso que de todos os meus defeitinhos, o que menos gosto é meu sorriso. Sim, eu sorrio em fotos e aparentemente está tudo OK. Mas, só a gente sabe o quanto incomoda quando uma coisa não está do jeito que esperamos.

O caso foi assim:
Sempre tive dentes de Mônica+Madonna. Ou seja, sou dentuça e meus dentes principais são separadinhos. Hoje é algo mais sútil do que já foi há uns 4 anos atrás. E, na verdade, nem era pra ter voltado mas é aí que justamente o mau hábito entra.

Meu corte de doida, cabelos roxos e aparelho haha (2007)

Usei aparelho fixo por aproximadamente 2 anos e, até o fim do tratamento meus dentes estavam lindos, retinhos, juntinhos, do jeito que queria. MAS (sempre tem um mas), menos de 1 ano depois, os de baixo já tinham entortado e os de cima começavam a mostrar um leve separamento.

Nunca entendi o que deu errado.

Até hoje.

Finalmente encontrei uma dentista SUPER mega profissional, o nome dela é Neide e, me apaixonei por seu trabalho na primeira conversa. 
[ Tenho uma confissão: Sempre adorei dentista ]
Enfim, diferente de todos os outros que eu já fui, ela estava interessada em me INFORMAR e não em apenas dar um tratamento que custa caro e que poderia não funcionar.

Ela me observou de pé por algum tempo e logo em seguida me mandou mascar um chiclete (viu como ela é legal?), me fez também beber um pouco d'água e, como se fosse vidente, já tinha um laudo sobre meu caso: Eu mastigo incorretamente. Descobriu até de que lado carrego minha bolsa, já que meu ombro direito também é mais baixo que o esquerdo.
Como assim?
Eu não tenho um hábito de trocar os lados durante as refeições, eu só mastigo do lado direito. 

Infelizmente não achei uma foto que pudesse mostrar o que eu consegui ver com as observações dela, mas, até minha boca ficou um pouco torta, assim como a bochecha do lado direito que é mais "cavada" do que a esquerda e, com os toques da doutora pude ver como o músculo do pescoço do lado direito é maior do que o esquerdo.

Nunca tinham me informado como esse tipo de coisa pode influenciar mas, acontece. Tenho leves estralos no maxilar, que nunca havia dado a devida atenção mas, são justamente ocasionados pelo excesso de "exercício" dado ao lado direito.

Notem o separamento dos dentes e como os dentes do lado direito parecem estar mais "pra dentro"

Descobri também que isso influencia também nosso paladar. O lado que está mais acostumado a morder/triturar os alimentos, é o lado onde a língua tem mais facilidade em reconhecer os sabores. Eu fiz o teste, é verdade.

Ela me aconselhou a ir ao um fonoaudiologo, para que eu possa fazer alguns exercícios pois isso precisa de treino, atenção e claro, MUITA dedicação.

Até eu me reacostumar e, manter um hábito saudável com a boca, não vou retomar meu tratamento e, eu achei isso um máximo. Não me sentir enganada mas, sim, informada, mesmo que não aconteça como eu queria, me trouxe muita esperança.

Já comecei meu treino hoje: uma garfada no lado esquerdo, outra no direito..e já senti uma boa diferença. Meu maxilar está na verdade dolorido haha mas acredito que seja pela falta de hábito mesmo.

Desculpem o post enorme, mas, achei interessante compartilhar isso com vocês. Então, antes de culparem seus dentistas pelas possíveis "falhas no tratamento" observem seus hábitos e, melhorem sua vida.

Outra dica da doutora: Mesmo que você goste muito de dormir de um lado do corpo, tente mudar. Ajuda tudo!

Bezitos!



20 comentários:

  1. Impressionante :o
    isso explica mtaaaa coooisa.

    Antes eu tinha a mordida torta, mas melhorou depois do aparelho
    agora ANOS depois, parece que está voltando, vou observar e ver se eu não faço nada de errado.

    ;****

    ResponderExcluir
  2. Sua dica é muito válida! Sua dentista é ótima heim!!!
    Eu também não posso reclamar da minha dentista. Desde o 1º dia de tratamento ela disse "50% é o aparelho e 50% é você". Ou seja, eu deveria seguir a risca seus conselhos, ter paciência e me cuidar.

    Realmente alguns sinais de nosso corpo nós nem percebemos, como o lado que carregamos a bolsa, o lado em que mais nos apoiamos ao dormir.. tudo isso influencia né?

    Adorei seu post!!!

    Aproveito e te convido a participar de 2 sorteios que estão acontecendo no meu blog.

    Beeeeijos
    Ara
    www.maoslindas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. noossa, que post bacana! *-*

    li tudinho & achei bem interessante a sua ideia de compartilhar essa descoberta com as pessoas ;);)
    fico na torcida pra você acostumar logo, rs.! OIASDLS

    é, eu também tenho um caso complicado com dentes.. rs, eu tenho que usar aparelho, mas aos 16 ANOS DE IDADE, não acabei de trocar os dentes de leite =(
    aí, fica complicado.. os dentistas falam que é preciso trocar pelo menos todos os da frente antes de colocar o aparelho fixo..

    bjbj ;*

    mari m.
    http://bellanefertiti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Post perfeito flor
    Tenho que usar aparalho e não tenho coragem ;(
    beijos
    Héstia
    http://www.coisasdenatalie.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Nunca parei pra prestar atenção na minha mastigação mas vou prestar daqui pra frente! ve como "pequenas" coisas acabam influenciando na nossa vida tanto, ne?
    ;D

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Nunca parei pra prestar atenção na minha mastigação mas vou prestar daqui pra frente! ve como "pequenas" coisas acabam influenciando na nossa vida tanto, ne?
    ;D

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Caramba!! Essa sua dentista nova é MUITO boa, conserve-a! Adorei as dicas que você compartilhou, muitas vezes coisas pequenas, que a gente nem nota, acabam fazendo mal pra gente.

    Desejo boa sorte e que você tenha sempre um sorriso lindo!! :))

    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Nossa, essa sim foi profissional. E eu tenho essas manias também .. por causa do aparelho só mastigo do lado esquerdo. Espero que isso não vire um hábito e que passe depois. Mas muito bom você dividir isso com a gente :)

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  9. Nossa que bacana, eu uso aparelho fixo em baixo e o de cima tou no móvel! Vou usar as dicas para eles não separarem!

    www.teliganadica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. I love viapoli.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
    Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
    Best regards

    ResponderExcluir
  11. Eu mastigo só de um lado.... preciso mudar isso! Bjo

    ResponderExcluir
  12. Li tudo também. Sou interessada em consertar meu sorriso e nunca havia percebido essas coisas que você citou no post. Muito interessante mesmo. Obrigada pelo esclarecimento :)

    ResponderExcluir
  13. Noossa, sua dentista é mt boa! nunka consegui achar um realmente bom, sempre odiei dentistas ;P.
    Tbm tenho esses estralos no maxilar, mas eu mastigo igualmente dos dois lados, eu acho.
    bjim, vlw pelo post!

    ResponderExcluir
  14. Incrível! Você parece ser bem novinha mas escreve muito bem e pontua quase perfeitamente o teu texto! Fazia tempo que não via um blog de adolescente bem escrito! Parabéns! ;P

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post! Muito bem redigido, Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, quantas curiosidades, hein?
    Eu fui no dentista uns tempos atrás e agora uso um aparelho pra dormir, pois eu tensionava muito o maxilar durante a noite. o.O É o stress, Brasil..rs
    Nunca reparei se mastitgo dos dois lados =/ VOu começar a prestar atenção nisso.

    Ah eu me mexo mto pra dormir..acho que durmo dos dois lados ahuahua

    Bejinhos


    Nathy
    http://girliedotcom.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Depois que eu li seu post passei a perceber que eu SÓ mastigo do lado direito. Comecei a alternar um lado e o outro e, no dia seguinte, não aguentava a dor no pescoço!!!

    Incrível!!!!!

    Valeu pelas dicas ^^

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. NOssa realmente sua historia é parecida com a minha tenho o lado direito da boca meio torto quando sorrio e costumo mastigar a comida apenas com o lado esquerdo. Acredito q aparelho n resolve o q temos q fazer é mastigar dos dois lados. Cintia

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!