23 junho 2012

Cronograma Capilar: a missão!

Oi!
Hoje queria dividir com vocês, algo que aprendi há pouco: o cronograma capilar. Mas antes de mais nada, o que é esse tal cronograma?
Imagem do site: colccifloripa.co
Ele consiste em seguir uma sequência regrada de uso de produtos para o cabelo, alternados por tipo: hidratantes, nutritivos e reconstrutores com o intuito de possuir cabelos saudáveis (cabelo saudável = cabelo bonito) principalmente para pessoas que usam química, possuem cabelos ressecados, cabelos com corte químico etc... Como sempre fiz progressiva e sempre usei tinturas, o ápice da destruição do meu cabelo foi o dia que resolvi descolorir os fios. Nunca os vi tão ruins, ressecados e sem vida :( Então tomei vergonha na cara e comecei a procurar informação para cuidar dos meus cabelos em casa e foi assim que conheci o cronograma.

Mas antes de montar o cronograma eu tive que primeiramente entender o que cada tipo de produto fazia nos meus cabelos. Até hoje não havia entendido já que, sempre me deixei levar pela marca e cheiro dos produtos e, nunca pelo o que eles realmente faziam. Esse é o motivo pelo qual, muitas vezes, não gostamos de determinado produto...ele pode até ser muito bom mas, seu cabelo pode simplesmente não estar precisando dele.

Ah, o ciclo é sempre voltado às máscaras de tratamento, os shampoos e condicionadores podem ser os de sua preferência mas, se tiverem a mesma função do produto do ciclo acredito que o resultado é ainda melhor.

Mas, a minha dúvida sempre foi: como vou saber quais produtos são hidratantes, nutritivos ou reconstrutores? Muitas vezes nos enganamos pelas descrições dos produtos, que dizem que são para uma coisa mas, na sua composição tem algo voltado à outro tratamento.

Hidratação
Esses são todos os produtos que irão repor ÁGUA (hidro) ao seu cabelo. Hidratação nunca é demais já que perdemos água dos cabelos diariamente, por isso ele é repetido tantas vezes no ciclo - e dependendo do estado do seu cabelo, deve ser feito ainda mais vezes. São produtos que tem como principais ativos elementos que introduzam água nos fios, como nos casos dos produtos que possuem Aloe Vera, Cupuaçu, Quiabo, Água Destilada / Desmineralizada etc...
Então o importante é entender: seu cabelo tá ressecado? Ele precisa de água, não de óleos, manteiras ou queratina.

Nutritivos
São os produtos que vão nutrir, ou seja, repor nutrientes ao fio. São produtos em grande maioria com base de óleo, lipídeos e gorduras (por isso não podemos confundir produtos hidratantes com nutritivos já que água e óleo são coisas completamente diferentes ;-D). A função desses produtos é manter a água da hidratação nos fios, criando uma barreira que impede que esta evapore. Seus principais ativos são: Ceramidas, Vitaminas (B5, Pantenol), Manteiga de Karité ou Cacau, o famoso óleo de Argan ou ainda de Coco ou Amêndoas etc...
Então, quando você estiver com o cabelo bem hidratado: segure essa água toda com a nutrição, que também ajudará a manter o fio com brilho.

Reconstrução
Imagem do site: portalemforma.com.br
Fiquei impressionada ao entender o que a reconstrução fazia aos fios e, porque nunca surgia efeito nos meus cabelos. Tinha a seguinte ideia: cabelo feio era sinal que estava na hora de fazer cauterização e todos os tipos de sistema de reconstrução... doce engano, por isso ficava uma mer#$ haha. A reconstrução consiste em dar força aos fios através da reposição proteica, feita por seus principais ativos: Queratina, Lisina, Arginina, Cisteína, Creatina etc... Mas, por que tanto cuidado com essa fase? O excesso desses produtos no cabelo, ao invés de ajudar, começam a deixar o fio extremamente rígido e, por consequência irá quebrar todinho! Impressionante né?
Então, só inclua a reconstrução no ciclo se tiver certeza que seu fio está hidratado e nutrido o suficiente para suportar o choque dos produtos e, claro, que ele realmente precise disso.

Bom, eu ainda estou montando meu kit de produtos para começar o ciclo mas, tentarei o básico: Um ciclo de três lavagens sendo a primeira para hidratação, segunda nutrição e terceira reconstrução - se eu achar necessário.

Esse post é pra oficializar o começo do meu ciclo, que, como o título do post é realmente uma missão, deve haver disciplina e força de vontade já que os resultados não aparecem do nada. Então, me desejem boa sorte e, claro, prometo que vou postar fotos para acompanhar as mudanças. Também vou testar os produtos e mostrar pra vocês.

Espero que tenham gostado e que se sintam estimuladas para cuidar dos cabelos como eu me senti.

E, claro, não posso terminar esse post sem dizer que, não aprendi isso ao vento, estou participando do grupo Cronograma Capilar no Facebook e tudo o que escrevi aqui, foram dicas que peguei de lá e, algumas exclusivas de Felipe Ursini e Lucy Viana. Obrigada à vocês por compartilhar tanta informação boa conosco e, espero que tenha aprendido tudo direitinho haha

Bezitos!

7 comentários:

  1. Amor adorei!! Quanto mais pessoas informarmos sobre o tratamento melhor vai ser, todas ficam felizes!

    Beijos
    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post! Bem explicadinho! Também faço parte do grupo, ele é tudo de bom! Quem disse que aprender não pode ser divertido não é?!

    Boa sorte no Crono!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meniiina, que espaço legal! Adorei as explicações sobre o cronograma de mimos com os cabelos. gostei tanto do seu blog que já estou te seguindo.
    www.bernartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oia, qse eu faço besteira!
    Ia comprando akela máscara d recontrução da moroccanoil, mas na verdade o meu tá precisando é de boa hidratação! e de tesoura! hueheueu

    Adorei o post cabelístico, vi!

    Bjoo
    Prit
    @sacolada

    ResponderExcluir
  5. Uiiiii! Que bacana, Ví!
    Tanta coisa que eu não sabia. Adorei!
    Agora vou acompanhar com entusiasmo e curiosidade o seu cronograma para depois testar nos cachos. ^^

    Beijinhos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post!!!
    Explicativo e de muita ultilidade!!
    Muita gente confunde qual é a necessidade do próprio cabelo!

    Uai!! Quero entrar nessa no face! Pode?! hehehehe

    Obrigada pela dica lá no Diva!
    Pelo que vi os sneakers sem salto são menos ‘gordinhos’! No meu caso... eu sou pequenina (leia-se 1,57) um salto nuncaaaa cai mal!! hahaha
    O modelo que me mostrou é muito lindão mesmo! Delicado, bacana!! Será que copio você?! ihihihi

    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Muito legal é sempre bom a gente aprender mais sobre isso né =D Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!