12 janeiro 2011

Enchentes: de quem é a culpa?

Oi!
Sei que o assunto não tem muito a ver com o blog mas, não podemos fechar os olhos diante das tragédias que tem acontecido neste mês de Janeiro. Eu vou falar exclusivamente de São Paulo pois, é onde moro e é sobre o que tenho mais ouvido falar mas, a situação é muito mais ampla do que isso.

Além dos alagamentos, morros estão desabando e matando muitas pessoas e, infelizmente a cada dia o número só aumenta.

A matéria a seguir foi uma adaptação da que saiu na Veja:

Morador do bairro Jd. Pantanal, no meio da água.
Segundo os especialistas, já choveu cerca de 40% a mais que o esperado para o mês de Janeiro inteiro.

Acredito que o principal bairro em São Paulo, que foi afetado com toda essa água foi o Jd. Pantanal. O bairro que faz divisa com Guarulhos nasceu na vársea do Rio Tietê, o que "ajuda" a calamidade atual onde há mais de 20 dias não se vê a cor do chão.

Infelizmente, o que vemos na TV é apenas o desespero de moradores que, perderam TUDO o que tinham acabado de reconstruir (é o segundo ano que isso acontece no mesmo bairro). Em algumas residências a água chegou a mais de um metro, estragando móveis, aparelhos e até carros!

Além do Jd. Pantanal, a Veja cita também Moema, Tremembé e o Ipiranga, como bairros afetados pelas últimas chuvas.



Na verdade, isso tudo é uma introdução a uma pergunta muito mais profunda: Afinal, de quem é a culpa? Antes de culpar a chuva, temos que observar o comportamento e a cultura de uma população. Sabemos bem que, primeiramente, o Rio Tietê há ANOS não é mais límpido como na época de nossos avós e, que isso é sim, responsabilidade de uma população SUJA. 
Obviamente, não posso dizer que sou a pessoa mais consciente e poderia pensar mais no meio ambiente mas, uma coisa que nunca gostei de fazer, é jogar papel na rua. Minha mãe sempre brigava comigo pois, mesmo na escola, eu guardava todos os lixos nos bolsos e jogava só em casa e, esse é um tipo de hábito que eu quero passar pros meus filhos, sobrinhos, primos etc...Mas, o problema da sujeita também é causado por instalações incorretas de esgoto: culpa de um governo que cobra por esse serviço e culpa da população que tenta passar por cima dos impostos ... ???

Só que existe o outro lado: Segundo depoimentos de um dos moradores (vi há alguns minutos na Rede Record) a prefeitura não limpa a área do Rio há pelo menos uns 20 anos. E aí? Realmente existe um processo de despoluição do Rio, mas, que eu nem me atrevo a chutar uma data que será finalizado, justamente por isso, é um processo que não tem fim. Eles limpam, nós sujamos. Queremos limpeza, eles não limpam...e assim a coisa vai rodando. A sujeira entope os bueiros, o rio enche, a água não tem pra onde ir...vai direto pra sua casa!

Posso estar equivocada em alguns dos meus depoimentos ou palavras mas, devemos pensar, será que a culpa disso tudo não é NOSSA, em um total?

Só depois de estarmos com a corda no pescoço, nos preocupamos com que fizemos com a Terra, que já esta sufocando, pronta pra explodir e, não querendo ser pessimista, acredito que as coisas só piorem daqui pra frente.

[ Não estou também safando a cara de um governo que como o Reporter da Record disse: Asfalta as vias, dá água, luz...mas não dá segurança a uma população e depois quer que eles saiam com uma uma mão na frente e outra atrás! ]

E vocês, o que acham disso tudo?

Bezitos!


6 comentários:

  1. triste =(
    muito sad
    flor tem post novo la
    tata v.

    ResponderExcluir
  2. Acho que todos tem uma parcial de culpa.
    O povo constroe onde não deve, de qualquer jeito, sem estrutura e qdo o governo tira as pessoas de lá, elas voltam.
    Já o governo, só tenta arrumar, mas o resultado final ninguem vê e quando acabar as chuvas de verão, vai cair no esquecimento de todo mundo, incluvise de quem não se mexe pra tentar sair daquele lugar.
    Mutuera, desorganização, falta de respeito, porquisse e etc dá nisso!
    #prontofalei

    ResponderExcluir
  3. É absurdo! um caos dessa acontecendo, pessoas morrendo, cidades sendo destruídas e um bando de palhaço sendo contratado por time de futebol prá ganhar mais de 1 milhão por mês. Depois reclamam que Brasil é país de terceiro mundo!

    beijo

    http://melnomundodamoda.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Ai, Vi.. esses negocios dessas enchentes e desmoronamentos taõ me deixando super mal... coitadas dessas pessoas.. perderem tudo de uma hora para outra! Queria muito poder ajudar de alguma formaaa! :/

    Bjoos

    ResponderExcluir
  5. Isso é muito triste. E sabe de quem é a culpa? Do governo. Não adianta culpar a natureza. Ela só tá fazendo o que sempre fez. Sempre encheu esses lugares, mas o governo nunca deu importância e nunca fez nada pra mudar.

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  6. Gente, to passada com o tamanho da devastação que as chuvas estão causando em RJ e SP. =/ Já levei umas doações pro posto de coleta do supermercado perto de casa. Desejo Muita luz para essas familias...

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!