21 fevereiro 2013

Aplicativo do dia: TecnoNutri

Oi!
Depois que finalmente decidi cuidar a minha saúde e da minha alimentação busquei maneiras de me manter ligada na necessidade de controlar alguns impulsos e fui buscar aplicativos que pudessem me ajudar.

Primeiramente tentei o Dieta & Saúde. Ele é um aplicativo legal, dá pra calcular as calorias pelos alimentos, está em português e abrange muitos alimentos, principalmente os calóricos, pra gente ficar de olho :P mas apesar disso, não gostei muito do funcionamento pois não tinha uma visão geral da situação.

Por uma indicação de uma amiga (Ana s2), estou testando o TecnoNutri, gostei tanto que resolvi mostrar pra vocês :-)
"O TecnoNutri é um aplicativo desenvolvido para ser um gestor pessoal de alimentação. Nosso principal objetivo é estimular nossos usuários a procurarem ajuda profissional e somente com a supervisão de um profissional nutricionista, planejar uma dieta sob medida."
Já gostei de cara do aplicativo só por sua descrição, é importante salientar que não adianta aplicar dietas loucas sem orientação. Você pode ter complicações ou ainda não alcançar seus objetivos. Procure um profissional antes de mais nada :D

Agora falando do aplicativo: Você primeiramente preenche um perfil sobre sua atual condição física e ele gera um cálculo do seu IMC e uma estimativa da sua necessidade energética diária. 

Mais uma vez o aplicativo deixa claro que a dieta que é gerada pode não ser a ideal, o ideal é sempre ser orientado por alguém que sabe das suas condições, tem exames em mãos etc. Como não possuia nenhuma dieta (pela própria orientação da minha nutricionista, que me orientou primeiramente a adequar os horários das refeições e depois adequar a refeição, se você não se encaixa nesse padrão, vá ao médico).
O mais legal desse aplicativo, é que ele também controla a quantidade de água que você ingere. Todo mundo sabe que o ideal é beber pelo menos 2 litros por dia, mas a gente sempre esquece né? Então ele te lembra! Basta colocar o alarme programado para te orientar a beber água. No meu eu deixei como está, 150ml de 1 em 1 hora. Está dando super certo!

Na aba de alimentos, você pode ver toda a tabela nutricional, para calcular as calorias da sua refeição :D Eu não costumo me prender muito nas calorias, acho que comer bem vale mais do que quanto isso vale em números mas, estou usando bastante para ver a quantidade de açúcar ou sódio que cada alimento possui, são esses itens que realmente devemos nos preocupar. Estamos cercados de coisas condimentadas, conservantes, lanchinhos fáceis por aí, mas que são cheios dessas porcarias. 
Na tabela de peso, você pode controlar a evolução do seu peso conforme os dias, é sempre bom ter documentado essas coisas né? Pra dar aquele apoio na hora do desanimo! 

A parte do diário é a que eu mais tenho usado. Como disse, não possuo uma dieta fechadinha, então estou usando o diário mais pra controlar os excessos do que pra me privar de comer algo. O mais legal como disse, é controlar a quantidade de água, você pode ir marcando quantas ml vai tomando...

E ao alimentar o seu diário, ele cria esse gráfico a direita. Calcula quantas calorias você ingeriu e o que isso significa em porcentagem da sua quantidade de calorias diárias. Também calcula a quantidade de água ingerida, e quanto ainda falta para você alcançar sua meta :D

Mais uma vez, o gráfico que mostra a quantidade de açúcar e sódio é a que mais me interessa, que funciona como essa de caloria, proteína etc. só que estava um pouco abaixo e não saiu no print :P Mas veja que existe uma faixa em verde indicando a recomendação diária, e veja o pequeno pedaço de linha verde abaixo, era a minha taxa de açúcar ingerida :( além do ideal né? Mas tinha chutado o balde e comido uma banana com leite condensado antes do jantar hahaha

Enfim, é um aplicativo bem completo e bem legal pra quem quer uma forcinha na dieta. Lembrando mais uma vez que é importante fechar uma dieta adequada para seu caso com um nutricionista. E lembre, o mais importante de TUDO, é a nossa saúde e não como estamos por fora. 

O aplicativo está disponível para iOS e Android :-)
Bezitos!  

4 comentários:

  1. Aaaaah, muito saudável esse post de hj! Eu tô numa fase junkie. hehehe

    Beijocas, Ví.

    ResponderExcluir
  2. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 25/02/2013 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
  3. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 25/02/2013 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!