18 fevereiro 2013

Exercícios físicos e reeducação alimentar por uma vida mais saudável

Oi!
Acho que vai ser a primeira vez que falo sobre exercícios e reeducação alimentar aqui no blog, já que isso até os 20 anos não existia na minha vida, então vai ser um pouco longo :P

Já tive diversas fases de corpo, fui gordinha até os 11, aos 12 comecei a "espichar" e fiquei alta e extremamente magra, daquelas magras feias, sabe? Passei a me alimentar melhor (do meu jeito) e cheguei a um peso e forma que eram OK pra mim, nem gorda nem palito. Tinha orgulho do meu corpo porque quase não tinha barriga, podia ir a praia numa boa, tinha até poucas estrias, que foram resultado do efeito sanfona da infância.

Mas, ao entrar na fase adulta, mais precisamente a partir dos 18, vamos introduzindo coisas na nossa vida que não ajudam nosso organismo. Primeiro foi a mudança de rotina, no colégio eu almoçava ao meio dia, podia fazer lanches durante a tarde e jantar numa boa, mas, passei a trabalhar, os lanches começaram a ficar calóricos, as vezes a janta era pulada ou então acabava em alguma besteira pelo meio do caminho. Tem também o "causo" dos remédios, passei a tomar anticoncepcional, e foi uma fase extremamente estressante: tive N problemas de saúde, desde gastrite à pedras nos rins. Passei de antibiótico a antibiótico. Com isso fiquei novamente muito magra e nada saudável...

#xatiada
Há 2 anos estou estabilizada, porém ganhei 10kgs (DEZ KILOS!!!)  e nesses 2 anos eu não consegui perdê-los. Fiz acompanhamento médico pra saber se eram as tireóides (negativo), se era o problema com o anticoncepcional (negativo) e aí, fui para o mais óbvio, né? Uma nutricionista.

Tudo bem que isso tem pelo menos uns 6 meses, ou mais, mas foi importante... acredito que tenha o peso estabilizado por conta das rotinas que comecei a aplicar na minha vida.
Antes de mais nada, como dica da minha própria médica: não adianta começar dietas mirabolantes do NADA. Você não vai emagrecer com facilidade, e vai acabar um dia ficando frustrada, pois essas coisas não duram, e tudo acaba em pizza (às vezes, literalmente). O segredo está em comer MELHOR, de forma gostosa, sem privações mas com LIMITES. Não deixei de comer nada, principalmente meu chocolatinho querido, que venho TENTANDO COM MUITA FÉ E FORÇA diminuir o consumo... haha E já que é pra cuidar da saúde, não deixe de ir ao médico para que ele te ajude da melhor forma a conquistar seus objetivos.





Bom, meus primeiros objetivos com a nutricionista foram:
  • Continuar me alimentando como estava mas, respeitando rigorosamente o intervalo de 3 em 3 horas entre as refeições e diminuir o consumo de frituras, gorduras e doces.
  • Trocar, sempre que possível, farinha branca por farinha integral (pão, arroz, macarrão etc.).
  • Perguntei pra ela sobre o mito de não poder tomar muito chá verde, ela disse que isso não existe, chá verde pode ser tomado a vontade. Se achar muito ruim, ela ia receitar as cápsulas, mas como já me acostumei com o gosto, não foi preciso. Ele ajuda a acelerar o metabolismo, processando as coisas mais rapidamente no seu organismo, não acumulando gorduras futuras ;)
  • Inserir alimentos mais saudáveis e leves entre as refeições: fruta, suco, vitamina, barrinha de cereal, iogurte etc.
  • E por último mas não menos importante, definimos um objetivo mais baixo do que o original, ou seja, ao invés de já definirmos como meta 10kgs, definimos 5kgs. Isso evita o que falei acima, a frustração da demora, de não ter conseguido, de ter caído em tentação algum dia durante o processo e os resultados assim são mais eficazes.
Passei a seguir essa rotina rigorosamente e como já disse, meu peso ficou estabilizado, nem mais, porém, nem menos. De fato eu sou uma pessoa bastante sedentária (apesar que caminho uma distância considerável para trabalhar) e isso vem me incomodando há tempos. Ganhei "coisas" que não tinha e que não suporto: Celulites, dores nas pernas ao caminhar, ao me apoiar, ao abaixar e dores no corpo em geral. Isso não deixa ninguém feliz né? E ainda mais, nosso ego fica um tanto quanto abalado ao ver que você não cabe mais nas suas roupas favoritas e que as camisetas "de repente" ficaram curtas. FUUU u.u˜

Vocês vão me achar exagerada, pois sei que muita gente sofre de verdade com o aumento de peso e até com a obesidade, mas cada um sabe onde dói o calo, né? Enfim, vamos aos números: Atualmente estou pesando em média 67kg com variações de 1kg para mais ou menos e tenho 1,67cm de altura. Segundo o cálculo do IMC (Índice de massa corpórea) estou um pouco acima do que se considera bom mas estou longe do que seria ruim - que não quero conhecer, obrigada.

Por fim, para acabar com esse post longo e dar logo início à ação, tomei vergonha na cara (e to levando o namorado junto) e me inscrevi na academia, vamos praticar natação, musculação e o que mais der pra encaixar, pelo menos 3 vezes por semana. Venho protelando essa situação há tempos, achando que uma hora a alimentação seria suficiente, mas, não dá mais. Então, começamos hoje :D


Sério gente, não é só pela estética mas, vamos pensar comigo, não é confortável você, com 23 anos, sentir o peso do seu corpo não se adequar às suas atividades. Como posso ficar tão cansada ao subir um simples lance de escada? E outro fator que me desanimou bastante, foi a quantidade de suor que passei a produzir, não sei se tem a ver mas passei a suar MUITO mais depois que engordei, algo assim, agoniante.

Como sei que muita gente passa pelo mesmo, quero registrar todo esse processo aqui com vocês, espero mostrar que não é difícil se tivermos um objetivo E que este objetivo seja buscar SAÚDE pois afinal, é isso que importa, não é?

Vou tentar manter um registro de algumas refeições e atividades, e mostrar os resultados para que vocês também se sintam incentivadas. Por enquanto vou manter minha dieta mais "aberta", do jeito que está, e ver como meu corpo responde. Caso não veja resultados, voltarei na nutricionista e começaremos um novo processo, com mais restrições.

E como disse, o mais importante de tudo, é a SAÚDE.
E vamos que vamos, que tenho minhas primeiras aulas hoje na academia.

Peso atual: 67kgs
Objetivo: 62kgs

Bezitos!

3 comentários:

  1. Quero muito ir a uma nutricionista também.. deve ser ótimo. Adorei as dicas, e a questão do suor eu acho que não tem nada a ver... quanto mais você sua, maior o sinal de que a 'atividade física' está fazendo efeito =)

    Poste aqui sim os registros.. quero saber tudo *-*

    beijos Vi e boa sorte ;)

    http://batomescarlate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza uma vida saudável é muito boa, vou querer saber também como está indo sua reeducação =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri! Vou tentar documentar bastante coisas pra incentivar quem ainda está com preguicinha de cuidar da saúde! beijos :D rs

      Excluir

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!