20 agosto 2010

Anticoncepcional - Tomar ou não tomar?

lá!

Hoje o assunto (espero) é informativo. Sei que esse assunto deve até ser "cansativo" na vida de muitas mulheres, mas, é incrível como ainda existem muitas dúvidas com relação aos métodos contraceptivos principalmente a pílula.

Primeiramente quero deixar claro que eu não sou ginecologista nem entendo de tudo mas, sim, quero dividir o pouco que sei que me foi ensinado pelo meu querido ginecologista.

Bom, creio que primeiramente muitas meninas tenham dúvida na hora certa de tomar e como tomar a pílula. Então vou deixar aqui algumas dicas:
Imagem retirada do site: http://www.tecnocientista.info


Como tomar:

1 - Não se deve tomar anticoncepcional por conta própria. Deve-se primeiro consultar um médico e expor a ele todas as suas vontades, se você quer ou não menstruar, se tem problemas de pele (podem ser hormonais), se sente muitas cólicas, se tem atraso na menstruação etc...

2 - Após seu médico receitar o anticoncepcional ele vai orientá-la a tomar no primeiro dia em que sua menstruação vir. Não deixe de tomar pois, só assim o mesmo fará o efeito desejado;

3 - Lembre-se que para a pílula ter um efeito satisfatório leva-se no MÍNIMO 7 dias, então use um contraceptivo complementar (a camisinha por exemplo);

4 - Esqueci de tomar um comprimido, e agora? Todo anticoncepcional vem com bula, então, USE-A! Algumas tem diferenças na forma de agir quando você esquecer. Algumas pedem para que se for nas 12 primeiras horas de esquecimento, você a tome assim que lembrar, outras, que tome juntamente com o próximo. Porém, de todas, o mais importante é que se o esquecimento passar dessas 12 horas você pode SIM correr um risco de engravidar, portanto, por mais 7 dias uso outro modo contraceptivo.



Prós:

- Tomar pílula é uma mão na roda. Dá mais liberdade para a mulher (não ficar na neura de estar grávida) o que torna a relação mais gostosa.

- Cólicas ou qualquer outro tipo de incomodo pode dimunuir ou até sumir em algumas mulheres. E, claro, sua menstruação fica reguladinha, te permitindo programar viagens ou programinhas com o namorado hehehe


Contras:

- Creio que o principal (e único ao meu ver) motivo pelo qual é ruim tomar anticoncepcional é justamente manter o controle de horário (eu mesma já esqueci diversas vezes), portanto, sempre marque para tomar num horário que você sabe que não vai esquecer. Ah! Algumas bulas também recomendam que o remédio seja de preferência tomado a noite. Mas, eu costumo tomar após o almoço, porque assim não esqueço hehehehe



As dúvidas e respostas abaixo foram tiradas do site Gineco, http://www.gineco.com.br/ :

Na paula entre uma cartela e outra posso ter relações sem medo de engravidar?
- Sim, nos dias de pausa das pílulas elas continuam a funcionar, ou seja, há proteção efetiva contra a gravidez.


É verdade que é necessário parar a pílula de tempos em tempos para o organismo descansar?

- Não. Estudos recentes e a recomendação da Organização Mundial de Saúde indicam que a pílula não deve ser parada para descanso.


Pílula serve para tratar doenças ou só é para evitar gravidez?

- A pílula tem sido usada no tratamento da síndrome dos ovários policísticos e no tratamento conservador da endometriose. Também é muito utilizada no tratamento da acne (espinhas), hirsutismo (aumento de pelos), cólias e distúrbios da menstruação, tais como tensão pré-menstrual e cólica menstrual.


Qual é a melhor pílula pra mim?

- Existem diversos tipos de pílulas porque existem diversos tipos de mulheres. Somente seu médico poderá identificar a pílula que mais se aproxima de você.

E, para quem ainda tem dúvidas, aqui tem um vídeozinho explicativo de como a pílula funciona em nosso organismo.

E vocês meninas, tomam pílula? Qual?
A partir de terça vou começar a cartela de Mercilon, alguém conhece?

Bezitos!

19 comentários:

  1. Quando eu tomo sinto dores nos seios. é horrível! Tenho até que consultar um médico ... Obg pelo post, me fez lembrar disso huihiu
    Bjão, Vi!
    Ah, e amanhã sai o resultado do sorteio MK hein!! :D
    Prit :*
    http://sacolada.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a tomar por conta própria, mas o meu é o Level, dizem que é o mais tranquilo.

    Esqueço váárias vezes. Não dá mesmo pra controlar o horário. Escolhi tomar por volta das 18h, mas cadê que consigo? rs

    Já tomo há meses e nunca me fez mal. Minha ginecologista disse pra eu continuar tomando esse mesmo.

    Não conheço esse que você vai começar a tomar. Mas se seu médico indicou :) Eu apoio sim o uso do anticoncepcional! As pessoas não querem usar caminha, mas também não querem se cuidar, ai ficam fazendo filho e largando por aí. A criança não tem culpa da irresponsabilidade dos pais né?

    Adorei o post! :)

    E já encomendei meu demaquilante da Avon! Obrigada pela dica :D

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!

    Isso é muito importante, um assunto que interessa pra todos mundos.

    A gente tem que se proteger mesmo.

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi. Agradeço o comentário. Muito obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai Vih, o seu post veio a calhar! Estava precisando mesmo ler tudo que você escreveu. Obrigada pelo post esclarecedor.
    Um beijo, lindinha.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar dessa Mercilon, mas nunca tomei. Tomo pílula há 4 anos (tomei só duas diferentes nesse tempo) e me dou muito bem com a minha - Gracial. Nunca tive efeitos colaterais e nenhum outro problema. Só dei aquela inchadinha, mas até aí, já acostumei =P

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Bem informativo seu post, parabéns!

    Tem uma lenda urbana que anticoncepcional engorda. Segundo minha gineco, é mito.

    Um beijo!

    http://gmodernas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. a minha nunca me deu problemas..
    tomo desde os 15..
    kisses
    Gih

    ResponderExcluir
  9. Pois eh, isso de anticoncepcional é relativo até.. só o médico pra saber ql o melhor (nota: eu me auto receito, deve ser por isso!) =x
    Bjinho!!
    (os comentários estão arrumadinhos xD)
    Prit - http://sacolada.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Vivi, a Mercilon foi a primeira pílula que eu tomei! Eu me dei bem com ela sim, comecei a tomar quando tinha 16 anos e fui com ela até quase 19 anos. Aí parei porque queria dar um tempo mesmo. Só que depois quando fui começar novamente aos 21 anos, meu médico me recomendou a Minese que tomei até o mês passado mas cortava muito a minha libido era horrível! Por isso mudei mais uma vez e agora tomo a Yaz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. tomo há algum tempo e amo.. além benefícios óbvios, nunca mais tive uma espinha e não tenho mais cólica (eu tinha dores de chorar), é uma benção na vida! eu tomava yasmin, mas como é muito cara, passei pra elani ciclo, que é a mesma fórmula, só que mais em conta! :)

    ResponderExcluir
  12. Gente, pra não esquecer, é só colocar o celular pra despertar todo dia no mesmo horário. Eu faço assim e até hoje não esqueci nenhum dia.

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou ginecologista, nem nada, mas me interesso pelo assunto e e não concordo qeu aquele seja o único contra não.
    A pílula Anti concepcional é algo artificial, hormonio que você esta colocando no seu corpo, pramim isso é muito agressivo e por isso não tomaria, ja tomei por um tempo e tive problemas. Lógico que vc não percebe isso facilmente, é algo que so se percebe a longo prazo. Pode causar varias doenças depois de certo tempo, como os miomas....e quem garante que essas pílulas não tem nada a ver com o aumento de câncer em mulheres???

    Pra mim essas plulas não trazem mais liberdade a mulher. pelo contrario, tira a responsabilidade dos homens de se prevenir....

    è isso que penso....se quer se prevenir use camisinha que ja ta bom

    ResponderExcluir
  14. Para mim, a pilula dá muita liberdade.
    e lembrando do contra que vc disse, há outros métodos não orais, a vacina ( mensal) e um adesivo( se não me engano, troca de 6 em 6 dias), estilo os de dor muscular, que, ao meu ver, é o que mais estranho.

    ResponderExcluir
  15. Qualquer hormônio deve ser tomado apenas com orientação médica, pois podem ocorrer diversos efeitos colaterais, dentre os quais um comum e pouco citado é a trombose. Não vale a pena correr o risco (já vi casos de mesmo fazendo todos os exames ocorrerem problemas), por isso é bom sempre atentar para qualquer sintoma persistente.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Oi, bem legal o post :)
    Eu tomo o Mínima, meu gineco que receitou, o meu primeiro foi o Adoless mas passei um tempo sem tomar, um bom tempo depois minha menstruação veio desregulada aí tomei o Mínima e estou com ele até hoje o/

    ResponderExcluir
  17. Tambem concordo que cada caso é um caso rsrs.
    é so minha opinião...minha mãe teve muitos miomas na vida dela, teve ate que fazer cirurgia para tirar alguns, e foi por conta dos anti concepcionais, e isso so me da mais receio de tomar....
    Seu blog é muito bom, e eu vou seguir!

    ResponderExcluir
  18. Sharp tools make good work.

    -----------------------------------

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!